sexta-feira, 13 de abril de 2012

MULHERES VIVEM MAIS QUE OS HOMENS.



Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres vivem mais do que os homens. E, por viverem cerca de oito anos a mais, elas também sofrem com doenças e agravos relacionados ao envelhecimento. Para a coordenadora de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado, investir em hábitos saudáveis na juventude garante uma saúde mais equilibrada na velhice.
Ela afirma que o “segredo” é se manter sempre ativa, com hábitos saudáveis de vida, como alimentação rica em cálcio, além de atividade física, que ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose (diminuição da massa óssea).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 13% a 18% das mulheres e de 3% a 6% dos homens com mais de 50 anos têm osteoporose em todo o mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde aposta em ações de prevenção à doença desde a infância para a garantia de uma “poupança óssea”.
Machado alerta que é preciso estimular a população a seguir uma dieta mais saudável, rica em verduras, legumes e frutas. O consumo de leite e derivados, alimentos com alto índice de cálcio deve ser aumentado, enquanto que o de refrigerantes precisa ser diminuído. Outras fontes de cálcio são os vegetais de cor verde escuro, peixes, castanhas e nozes.
A coordenadora também lembra que a exposição ao sol, de 15 a 20 minutos até 10h e depois das 16h também é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, pois o sol é responsável pela formação da vitamina D no organismo, o que contribui para a fixação do cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário