sexta-feira, 13 de abril de 2012

ADAPTAÇÕES CELULARES AO ESTRESSE

hipertrofia: aumento da célula  e do órgão, sempre em resposta á elevação da carga de trabalho; induzida por estresse mecânico ou por fatores de crescimento; ocorre em tecidos incapazes de divisão celular.
Na hipertrofia, não existem células novas,apenas células aumentadas devido a um aumento  da quantidade  de proteínas estruturais e de organelas.A hiperplasia é uma resposta adaptativa em células capazes de replicação.
Pode ser fisiológica-o aumento maciço do útero durante a gravidez.(hiperplasia e hipertofia)
 Ou patológica.-aumento cardíaco que ocorre com a hipertensão ou doença da valva aórtica

hiperplasia: aumento do número de células, em resposta  a hormônios e outros fatores de crescimento: ocorre em tecidos cujas células são capazes de se dividir.A população celular é capaz de replicação.
Pode ser fisiológica:
hiperplasia hormonal-proliferação do epitélio glandular da mama feminina na puberdade e durante a gravidez;
hiperpalsia compensatória: quando uma porção de um tecido é removido ou lesado. Por exemplo o figado.
Patológica:
estimulação hormonal excessiva  ou por fatores de crescimento.
Hiperpalsia do endométrio: devido á uma alteração no equilíbrio entre o estrogênio e o progesterona  há sangramento menstrual anormal




atrofia: diminuição da célula e do órgão, como resultado  da diminuição do suprimento de nutrientes por desuso; associada a diminuição de síntese e a aumento da quebra proteolítica das organelas celulares.
Embora alguns desse estímulos sejam fisiológicos(por. ex. a perda  de estímulos hormonais na menopausa)
e outros patológicos(a desnervação) a atrofia resulta da síntese proteica diminuída e da degradação protéica aumentada nas células.a síntese de proteínas diminui por causa  da redução da atividade metabólica.

Metaplasia: alteração do fenótipo em células diferenciadas, sempre em resposta á irritação crônica que torna as células mais capazes de suportar o estresse; em geral, induzida por via de diferenciação alterada das células- tronco nos tecidos; pode resultar das funções ou tendência aumentada para transformações maligna. As células sensíveis a um determinado estresse  são substituídas por outros tipos celulares mais capazes de suportar o ambiente hostil.

Fonte: Robbins

Nenhum comentário:

Postar um comentário