sábado, 7 de abril de 2012

drip test




Como funciona o drip test (teste da água)


Drip Test é a denominação dada para a verificação de quantidade de água resultante do descongelamento do produto, cuja metodologia consta da Portaria SDA nº 210, de 10 de novembro de 1998 e somente pode ser aplicada a carcaças de aves congeladas não temperadas.
Após o abate, escalda, depenação e evisceração, o frango passa por dois sistemas de banho em água gelada chamados pré-chiller e chiller, que preparam a carcaça para o resfriamento ou congelamento. Durante este processo a carcaça absorve água que congelará junto com o produto caso não seja realizado um escorrimento adequado. Segundo a Portaria 210/98, o resultado do Drip Test não pode ultrapassar seis pontos percentuais. Acima desse valor, o consumidor passa a adquirir, juntamente com o produto, água congelada e será economicamente lesado.
O procedimento do teste resumiu-se em obter o peso das carcaças congeladas (seis para cada amostra) e expô-las à temperatura de 42ºC através de um banho-maria especial e protegidas por um envoltório plástico até que sua temperatura interna alcançasse 4ºC. Após isso, as carcaças foram expostas à temperatura ambiente (entre 18 e 25ºC) até que todo excesso de água escorresse. Foi realizada uma nova pesagem das carcaças e a diferença entre as duas pesagens indicou a quantidade de água perdida após o descongelamento. Calculou-se o percentual de água perdida de cada carcaça e calculou-se a média aritmética entre os seis valores obtidos, chegando-se à média final da amostra em pontos percentuais.
Também foi calculado o desvio padrão das pesagens das carcaças com o objetivo de verificar a variação entre os pesos obtidos (entre as 6 carcaças). É importante ressaltar que o desvio padrão não é sinônimo de margem de erro relativo à média aritmética obtida. Assim sendo, não se deve considerar o desvio padrão como variação possível, para mais ou para menos, ao resultado obtido
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário