terça-feira, 24 de abril de 2012

BENEFÍCIOS DO ARROZ COM FEIJÃO


Benefícios do Arroz
  • Rico em vitaminas do complexo B
  • Rico em amido (contribui com a absorção de proteínas e fornece energia)
  • Fácil digestão
  • Raramente provoca alergias
Benefícios do Feijão
  • Rico em proteínas vegetais
  • Rico em vitaminas do complexo B
  • Rico em ferro, potássio, zinco, entre outros minerais essenciais
  • Rico em fibras
Além dos benefícios demonstrados em separado, a combinação do feijão com arroz é perfeita, pois ambos fornecem os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). Tudo isso porque os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre no aminoácido lisina, presente no feijão. Este por sua vez, não possui o aminoácido essencial metionina, abundante no arroz. Por este motivo, a mescla proteica, resultante de um prato de arroz e feijão, apresenta um valor biológico equivalente ao da proteína da carne.
Para complementar:
Aminoácidos essenciais (o organismo não produz, necessário ser ingerido pela alimentação): Leucina, isoleucina, valina, triptofano, metionina, fenilalanina, treonina e lisina (a histidina é um aminoácido essencial na infância).
Aminoácidos não-essenciais (o próprio organismo produz): Alanina, arginina, ácido aspártico, asparagina, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, prolina, serina e tirosina.
Fonte completa de proteínas é aquela que fornece todos os aminoácidos essenciais. Alguns exemplos de fontes completas de proteínas são carne, leite, ovo, ave, peixe e queijo. Uma fonte incompleta de proteínas é aquela que tem pouca quantidade de um ou mais aminoácidos essenciais. De modo geral, vegetais são fontes incompletas de proteínas.

Fontes complementares são dois ou mais fontes incompletas de proteínas que juntas fornecem quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais. Por exemplo, arroz contém poucas quantidades de alguns aminoácidos que são encontrados em boas quantidades no feijão. De forma similar, feijão contém poucas quantidades de alguns aminoácidos dos quais o arroz é rico. Juntos, feijão e arroz fornecem quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais.

FONTES:
http://www.copacabanarunners.net/proteinas-2.html
http://nutrinet.com.br/nutridicas/arroz-com-feijao-a-combinacao-perfeita

Nenhum comentário:

Postar um comentário