sábado, 21 de abril de 2012

INFLAMAÇÃO



A inflamação é uma reação do organismo frente a uma infecção ou lesão dos tecidos. Num processo inflamatório a região afetada fica avermelhada e quente, isto ocorre devido a um aumento do fluxo do sangue. Ocorre ainda inchaço e hipersensibilidade como resultado da infiltração de líquidos nos tecidos locais, aumentando, assim, a tensão da pele.
Na dor localizada participam certas substâncias químicas produzidas pelo organismo. Dentro da área inflamada ocorre o acúmulo de células provenientes do sistema imunológico (leucócitos, macrófagos e linfócitos).
Os leucócitos destroem o tecido danificado e enviam sinais aos macrófagos, que ingerem e digerem os antígenos e o tecido morto. Em algumas doenças este processo pode apresentar caráter destrutivo e o tratamento dependerá da causa da inflamação.
A inflamação é uma resposta protetora direcionada para eliminar a causa inicial da lesão bem como as células e tecidos necróticos que resultam do insulto original.

Características gerais da inflamação

      A inflamação é uma resposta protetora do hospedeiro a invasores estranhos e tecidos necróticos, porém ela mesma pode causar lesão tecidual.
      Os principais componentes da inflamação são a reação vascular  e a reposta celular ambas são ativadas por mediadoras derivadas das proteínas plasmáticas e de várias células.

Inflamação aguda

A inflamação aguda é uma resposta rápida ou a micróbios e outras substãncias estranhas, que é designada a levar leucócitos e proteínas plasmáticas para os locais da lesão. Uma vez lá os leucócitos  removem os invasores e iniciam  o processo de digerir e se livrar dos tecidos necróticos.

Possui dois componentes principais:

Alterações vasculares: alterações do calibre vascular que resultam  em aumento do fluxo sanguíneo (vaso dilatação) e alterações estruturais  que permitem queas proteínas plasmáticas deixem  a circulação(aumento da permeabilidade celular)
Eventos celulares: emigração dos leucócitos da microcirculação e seu acúmulo no foco da lesão(recrutamento e ativação celulares). Os principais leucócitos na inflamação aguda são os neutrófilos (leucócitos poliformonucleares).

Estímulos para a inflamação aguda
·         Infecções
Por bactérias, vírus, fungos e parasitas)
·         Trauma
Corte e penetração e agentes químicos e físicos(lesão térmica, p.ex. queimaduras ou frio profundo);
radiação; algumas substâncias  químicas ambientais lesam as células do hospedeiro e induzem as reações inflamatórias.
·         Necrose tecidual
De qualquer causa, incluindo isquemia (como no infarto do miocárdio) e lesão química e física.
Corpos estranhos (farpas, poeira, suturas)
Reações imunológicas contra substâncias ambientais ou contra os própios tecidos como estes estímulos para as respostas inflamatórias. Não podem ser eliminadas, as reações tendem a ser persistente, freqüentemente apresentando característica de inflamação crônica e constituem causas importantes de morbidade e mortalidade.

Fonte: Robbins.Patologia Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário