sexta-feira, 13 de abril de 2012

CALCIFICAÇÕES PATOLÓGICAS

CALCIFICAÇÕES PATOLÓGICAS



Conceito: Alterações no metabolismo do cálcio.È um processo comum em uma ampla variedade de estados de doença; implica o depósito anormal de sias de cálcio, em combinação com pequenas quantidades de ferro. magnésio e outros minerais.

Ingesta: a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como lácteos, podem promover hipercalcemia, como ocorre no milk sindrome.

Absorção: o catalisador da absorção do cálcio é a vitamina D.
Armazenamento: o armazenamento se dá a nível ósseo e a sua distribuição promove hipercalcemia.

Tipos de calcificações
Calcificação distrófica:ocorre em tecidos mortos ou que estão morrendo;na ausência de desarranjos metabólicos do calcio; ocorre mesmo em níveis normais de cálcio e na ausência de distúrbios do metabolismo do cálcio. É a calcificação que ocorre fundamentalmente em tecidos necrosados, funcionando como um tampão em variações de pH.


Alterações hialinas em tecidos fibrosos, como por exemplo na endocardite, em que o melhor desenvolvimento seria o processo de fibrose e calcificação para a cicatrização, mas como nesse casotrata-se de lesão valvular, isso é péssimo.A secreção prostática promove a ocorrência de áreas com microcalcificações, o que se chama de Psamomas ( têm a aparência de grãos de areia).

Tecidos necrosados.

Encarceramento de material orgânico e/ou pus: _ na mama ocorrem focos de microcalcificações que formam nódulos, _ no SNC ocorre a formação de microcálculos dentro ou fora do parênquima nervoso.

Trombos: (neste caso é até um fator benéfico, pois impede a fragmentação do trombo.) Calcinose circunscrita e Calcinose universal: é a possibilidade que alguns pacientes traumatizados tem de formar microcalcificações nas bolsas articulares, promovendo intensa dor. 
A circunscrita é localizada e a universal é disseminada.

 Calcificação metastática: 
Ao contrário da calcificação distrófica, ocorre o depósito de sais de cálcio em tecidos normais e quase sempre reflete algum distúrbio do metabolismo do cálcio.Quase sempre reflete um distúrbio geral do metabolismo, que leva a uma hipercalcemia. Esta calcificação independe das variações de pH. Não ocorre em níveis baixos ou normais de cálcio; só  ocorre  em  HIPERCALCEMIAS.
Causas: _milk síndrome (grande bebedor de leite) hipervitaminose D. mobilização das reservas de cálcio(osteomielite,tumor ósseo,osteoporose e degeneração óssea). _hiperparatireoidismo.. _hipercalcemia idiopática da infância.

Locais: qualquer lugar do corpo, mais comum em tecido conjuntivo, com preferência por tecidos intersticiais dos vasos, rins, pulmões, e mucosa gástrica.
Significado Clínico: Deve-se procurar a causa.
Exemplo: Insuficiência renal crônica diminui a excreção e a metabolização da vitamina D e pode atuar com a calcitonina nas paratireóides.
com alterações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário