sábado, 7 de abril de 2012



Estudo confirma benefícios do consumo de frutas e vegetais

A relação entre o consumo de frutas, vegetais e o desempenho cognitivo é o tema de um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Bioquímica e Biologia Molecular da Heinrich-Heine University, na Alemanha.
Os participantes da pesquisa tinham entre 45 e 102 anos e os resultados, publicados no Journal of Alzheimer’s Disease, mostraram um desempenho cognitivo muito superior dos indivíduos que consumiam altas quantidades de frutas e vegetais (em torno dos 400 g diários). Além disso, esses indivíduos apresentavam maiores taxas de antioxidantes, menos indicativos de radicais livres e melhor saúde que aqueles que consumiam menos que 100 g diários desses alimentos.
Cristina Polidori, uma das autoras do estudo diz que “sabe-se que há associações entre o consumo de vegetais e frutas e o aumento das defesas do organismo, combate os radicais livres. Também é sabido que os hábitos nutricionais saudáveis trazem melhores respostas na cognição”.
Mas esse trabalho mostra que há uma relação entre todos esses elementos de forma positiva generalizada para o corpo, independentemente da idade e de outros hábitos de vida. “Os dados sugerem um aumento à resistência contra o desenvolvimento da demência, por exemplo, entre outros pontos positivos para a saúde mental e corporal.”
O estudo também foi amplo ao acompanhar indivíduos de todos os gêneros, índice de massa corpórea, nível de educação e outros fatores como diversos níveis de lipídios e albumina (ligados ao nível de antioxidantes no corpo). Em médio prazo, o estudo pretende fazer uma ampliação dos indivíduos acompanhados para pacientes com Alzheimer em diferentes estágios e com alterações cognitivas independentes de demência

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário