sexta-feira, 6 de abril de 2012



Cálcio é a arma para combater a obesidade



O consumo de cálcio, com a ingestão de dois ou mais copos de leite ou derivados por dia, é uma alternativa de combate à obesidade. Estudos epidemiológicos afirmam que, embora o problema tenha origem em fatores ambientais, nutricionais, fisiológicos e genéticos, o cálcio gera um efeito "antiobesidade".
O mineral age como um importante redutor da gordura corporal. "Ainda há muitas hipóteses em torno de qual fator do cálcio ajuda na inibição, seja a ação direta, seja por parte de alguns peptídeos do leite ou o trabalho do ácido linoleico conjugado (CLA), que também está presente naturalmente no leite. É, portanto, fundamental ressaltar que o leite é uma fonte muito rica de cálcio e que seu consumo ajuda a reduzir este problema tão presente na população brasileira", explica a Dra. Sílvia Cozzolino, professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - SP.
Vários estudos epidemiológicos mostram que pessoas com IMC - Índice de Massa Corpórea, medido pelo peso (kg) dividido pela estatura (mts.) elevado ao quadrado – entre 20 e 25, o que é considerado normal, consomem mais leite do que a população com IMC acima 30, quando é considerada obesa. Assim, a explicação correta para o problema é a menor ingestão do cálcio que exerce efeitos no metabolismo, aumentando o depósito de gordura e diminuindo sua queima. "No entanto, quando há aumento da ingestão de cálcio, por meio de copos de leite ou consumo de derivados lácteos, a ação desses hormônios é suprimida, o acúmulo de gordura é inibido e a sua utilização estimulada", finaliza a Dra. Sílvia Cozzolino.
Leite e obesidade - O leite é o primeiro alimento dos mamíferos e a melhor fonte natural de cálcio, mineral importante para a formação e a manutenção da estrutura dos ossos. E assim foi por muito tempo o seu principal atributo. A nutrição, atualmente, vai além. O cálcio é um nutriente importante para o controle da pressão arterial e na ajuda do controle de peso corporal. E mais: o cálcio do leite é melhor quando comparado com o uso medicamentoso de cálcio.
Obesidade no Brasil - A obesidade é uma realidade no Brasil, atingindo 38 milhões de adultos com mais de 20 anos e deste total de 10 milhões são considerados obesos, de acordo com os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). Dados de 2003 da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) revelam que o excesso de peso afeta 41% dos homens e 40% das mulheres, sendo que, desse grupo, a obesidade atinge 8,9% dos homens e 13,1% das mulheres adultas. O estudo aponta ainda que o excesso de peso dos brasileiros está relacionado ao aumento do consumo de alimentos industrializados e também pela ingestão de grande quantidade de açúcar e gordura.
Obesidade tem crescido entre crianças e adolescentes Segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE), realizada em 2002/03 pelo Ministério da Saúde, 16,7% dos adolescentes entre 10 e 19 anos têm excesso de peso e, destes, 2,3% obesidade. A causa é a mudanças de hábitos alimentares, com aumento no consumo de alimentos industrializados e um estilo de vida mais sedentária. O aumento de peso das crianças aumenta o risco de uma população adulta obesa e o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.
A obesidade é mais grave nas áreas urbanas (19,5% dos adolescentes) do que na rural (11,4% de adolescentes) e mais evidente nas Regiões Sul e Sudeste, onde atinge 23,6% e 22,0% dos adolescentes, respectivamente. O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, como chocolates, balas e chicletes, pode ainda prejudicar os dentes das crianças. No Brasil, o pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP mostrou que a prevalência de obesidade em com menos de 5 anos é de 2,5% entre as crianças de menor categoria de renda a 10,6% no grupo economicamente mais favorecido. A causa é multifatorial, estando envolvidos fatores genéticos e ambientais como maior consumo energético e menor atividade física. Há relatos, que na América Latina, a obesidade infantil tende a ser maior nas áreas urbanas e em famílias com nível socioeconômico e escolaridade materna mais elevados. Cerca de 1/3 dos pré-escolares e metade dos escolares obesos tornam-se adultos obesos. À curto prazo, as principais conseqüências da obesidade infantil são as desordens ortopédicas, os distúrbios respiratórios, o diabetes, a hipertensão arterial e as dislipidemias. Sem falar nos transtornos psicossociais. A longo prazo, é o aumento da mortalidade por doença coronariana nos adultos que foram obesos na infância e sa adolescência.
Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mostram que a obesidade infantil atinge hoje mais de 5 milhões de crianças. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em apenas 30 anos, aumentou de 4% para 18% as crianças e adolescentes do sexo masculino acima do peso. Já as meninas o aumento foi de 7,5% para 15,5%. Dados alarmantes, pois as doenças decorrentes da obesidade provocarão um grande problema na rede pública de saúde do País.

Sugestões de receitas ricas em cálcio, mas com poucas calorias1 - Batida cremosa light de ameixa fresca
Rendimento: 2 copos de 225 g
Tempo de preparo: 10 minutos (mais 2 horas de congelador)
Ingredientes
2 ameixas frescas médias . 210 g
1 xícara (chá) de leite longa vida desnatado em embalagem da Tetra Pak . 240 ml
2 colheres (sopa) de creme de leite light . 30 g
4 colheres (chá) de açúcar com adoçante . 8 g
Modo de Fazer
Lave as ameixas, seque, parta ao meio e elimine os caroços. Pique a polpa, espalhe em uma travessa, cubra com filme plástico e leve ao congelador por 2 horas.
Ao servir bata a polpa congelada de ameixa no liquidificador com o leite, o creme de leite e o açúcar. Despeje em dois copo e sirva em seguida.
Valor nutricional por copo145 kcalorias; 24 g de carboidratos, 5,5 g de proteinas; 4 de gorduras totais (2 g de saturada, 1,5 de monoinsaturada e 0,5 g de poliinsaturada); 12 mg de colesterol; 1,5 g de fibras; 0,1 mg de ferro; e 170 mg de cálcio
2 - Batida light de cenoura. maçã e laranja
Rendimento: 4 copos de 260 g
Tempo de preparo: 5 minutos
Ingredientes
2 xícaras (chá) de leite longa vida desnatado em embalagem da Tetra Pak. 480 ml
1 cenoura média ralada . 140 g
1 maçã gala picada (com casca) . 200 g
2 colheres (sopa) de germe de trigo . 22 g
1 xícara (chá) de suco de laranja em embalagem da Tetra Pak . 240 ml
Modo de Fazer
Bata no liquidificador o leite, a metade da cenoura, a maçã, o germe de trigo e o suco de laranja. Despeje nos copos.
Por cima disponha a cenoura restante.
Valor nutricional por copo130 kcalorias; 25g de carboidratos; 6 g de proteínas; 1g de gorduras totais (0,3 g de saturada; 0,2 g de monoinsaturada; e 0,4 g de poliinsaturada); 0 de colesterol; 3 g de fibras; 0,5 mg de ferro;175 mg de cálcio; e 2.600 mcgRE (vitamina A)
3 - Batida de leite com abacaxi e hortelã
Rendimento: 1 copo de 400 g
Tempo de preparo: 5 minutos (mais 1 hora de congelador)
Ingredientes
1 fatia média de abacaxi . 200 g
200 ml de leite longa vida desnatado em embalagem da Tetra Pak, gelado
5 folhas de hortelã picadas . 1,5 g
Adoçante a gosto
Modo de Fazer
Pique o abacaxi e coloque a metade em um copo. Leve ao congelador por 1 hora.
Em seguida, bata o restante do abacaxi no liquidificador com o leite, as folhas de hortelã, o adoçante e 2 cubos de gelo. Despeje no copo com as fatias de abacaxi e sirva imediatamente. Caso contrário, a bebida ficará amarga.
 Valor nutricional por copo
175 kcalorias; 35,5 g de carboidratos; 8,5 g de proteínas; 1,5 g de gorduras totais (0,5 g de saturada, 0,5 g de monoinsaturada e 0,5 g de poliinsaturada); 4 mg de colesterol; 2,5 g de fibras; 2,5 mg de ferro; e 300 mg de cálcio.
 Fonte:
http://www.pratiqueleite.com.br/content.php?recid=6828































Nenhum comentário:

Postar um comentário