segunda-feira, 26 de março de 2012

A importância da alimentação nos primeiros anos de vida


 
 

                       A alimentação nos primeiros anos de vida é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento adequado, sendo também de grande influência na formação dos hábitos alimentares, que tendem a perdurar por toda a vida, influenciando na saúde e qualidade de vida.
                      O aleitamento materno exclusivo deve ser preconizado e a introdução da alimentação complementar realizada de forma adequada. Porém, alguns fatores podem prejudicar este processo, como pode ser observado em estudo recente, o qual verificou os fatores relacionados ao desmame precice em multíparas. De acordo com os resultados, entre os motivos que levaram ao desmame precoce, foi acreditar que o bebê recusou o leite, sendo neste caso ofertado o leite em pó.
                      Outro estudo foi desenvolvido com objetivo de descrever os erros alimentares presentes na introdução da alimentação complementar e na oferta de leite não materno em crianças frequentadoras de creches públicas do município de São Paulo. De acordo com os resultados, a introdução do leite não materno ocorreu em 40% das crianças até três meses e em 78% até seis meses. Aos 3 meses cerca da metade recebiam outros liquidos que não leite. Na introdução do leite não materno, mais da metade receberam leite de vaca. Como o estudo foi realizado em creches públicas, destaca-se o fato da importância da capacitação dos profissionais que nelas atuam, por serem responsáveis pela introdução da alimentação complementar.
                      Os dados dos estudos evidenciam a importância do fornecimento adequado de informações sobre aleitamento materno e introdução da alimentação complementar, para garantir deste modo a alimentação adequada desde o início da vida, colaborando para a saúde e longevidade.
Fontes:
Oliveira, Jamile de Sousa; Joventino, Emanuella Silva; Dodt, Regina Cláudia Melo; et al. Fatores associados ao desmame precoce entre multíparas. Rev. RENE; 11(4): 95-102, out.-dez. 2010.
GOLIN, Christine Kochi; TOLONI, Maysa Helena de A.; LONGO-SILVA, Giovana; et al. Erros alimentares na dieta de crianças frequentadoras de berçários em creches públicas no município de São Paulo, Brasil. Rev. paul. pediatr. 2011, vol.29, n.1, pp. 35-40.
Nutrição e Pediatria - 23/mar/2012
Nutrição em Pauta
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário