sábado, 24 de novembro de 2012

FÍGADO




FÍGADO




É a maior glândula do corpo, pesando cerca de 1,500g. Recebe suprimento de sangue de duas fontes: a artéria hepática, que supre cerca de um terço do sangue vindo da aorta e a veia porta, que supre os outros dois terços e coleta sangue drenado do trato digestório. A bile, que é formada nas células hepáticas, sai do fígado através de uma série de ductos biliares que aumentam em tamanho á medida que se aproximam do ducto biliar comum. È um líquido grosso e viscoso secretado no duodeno quando alimentos gordurosos entram no duodeno. A bile emulsifica a gordura no intestino e forma compostos com os ácidos graxos para facilitar a sua absorção.
O fígado tem a capacidade de se degenerar, apenas 10-20% do fígado funcional é necessário para manter a vida, apesar de a remoção do fígado resultar em morte dentro de 24 horas.
As principais funções do fígado são: metabolizar carboidratos, proteínas e lipídios; armazenamento de e ativação das vitaminas e minerais; formação e excreção da bile, conversão da amônia em ureia, metabolismo de esteroides; e ação como câmara de filtração e irrigação.
O fígado desempenha papel principal no metabolismo de carboidratos. A galactose e a frutose, produtos da digestão dos carboidratos, são convertidos em glicose no hepatócito ou célula hepática. O fígado armazena a glicose como glicogênio (gliconeogênese) e envia de volta para o sangue quando as concentrações de glicose se tornam baixas(gliconeogênese) a partir de precursores como ácido lático, aminoácidos, glicogênicos e intermediários do ciclo do ácido tricarboxílico.Armazena ativa e transporta várias vitaminas e minerais. Armazena todas as vitaminas lipossolúveis e vitamina B12 e os minerais zinco,ferro e cobre e magnésio. O caroteno é convertido á vitamina A o folato em ácido 5 metiltetraidrofólico e vitamina D em sua forma mais ativa pelo fígado.Além disso, forma e excreta a bile, metaboliza esteroides, realiza a desintoxicação de drogas.
Fonte: Mahan & Scott(2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário