sábado, 24 de novembro de 2012

DOENÇAS HEPÁTICAS







HEPATITE VIRAL AGUDA
É uma inflamação disseminada do fígado e é causada pelas hepatites A, B, C, D, e E. As hepatites A e E são formas infecciosas, (principalmente transmitidas por via oral fecal) e as hepatites B, C e D são as formas séricas (transmitidas pelo sangue e pelos fluidos do corpo)Outros vírus menores: citomegalovírus, herpes simples, febre amarela e rubéola, também podem causar hepatite aguda.

HEPATITE A
A transmissão ocorre por via fecal oral e é contaminada através de água potável, alimento, e água de esgoto contaminados. A anorexia é o sintoma mais frequente e pode ser grave. Outros sintomas comuns incluem náuseas, vômitos, dor abdominal no quadrante superior direito, urina escura e icterícia. A recuperação geralmente é completa e complicações são raras, em pacientes de alto risco podem ser mais sérias, necessitando de maior atenção á ingestão nutricional adequada.

HEPATITE B e C
Pode levar a cronicidade. São transmitidas pelo sangue, produtos do sangue, sêmem e saliva. A hepatite ativa crônica também pode se desenvolver, levando a cirrose e insuficiência hepática.


HEPATITE D
Depende do HBV para sobreviver e se propagar em humanos.O HDV pode ser uma coinfecção (ocorrendo ao mesmo tempo que a HVB)ou uma superinfecção(superpondo-se ao estado de portador de HBV)

HEPATITE E
Transmitido por via fecal-oral. A água contaminada parece ser uma fonte de infecção, a qual geralmente afeta pessoas que vivem em condições de superlotação e insalubres. É mais aguda do que a crônica.

HEPATITE CRÔNICA
Quando o paciente tem hepatite há seis meses ou evidências bioquímicas e clínicas da doença com achados de biópsias  confirmatórias de inflamação hepática não-resolvida.
Pode ter etiologia auto imune, viral, antibiótica ou tóxica. As causas mais comuns são as hepatites B e C e autoimunes. Outras causas comuns são hepatopatias induzidas por drogas, doenças metabólicas e NASH. Os  sintomas comuns englobam fadiga, distúrbio do sono, dificuldades de concentração e dor moderada no quadrante superior direito.A doença avançada grave pode levar a icterícia, perda muscular, urina, sangramento gastrointestinal, esplenomegalia, eritema palmar e angioma em aranha.
 Fonte: Mahan & Escott(2010)


Nenhum comentário:

Postar um comentário