sexta-feira, 6 de julho de 2012

Os dez alimentos mais saudáveis do mundo!!!


O nutricionista e psicólogo americano Jonny Bowden esteve no ano passado no Brasil para lançar o livro"As  refeições mais saudáveis do Mundo."Com doutorado em nutrição pela universidade Clayton pela saúde natural, ele se deica há mais de duas décadas á pesquisa dos alimentos e aqui enumera quais são os dez mais saudáveis do mundo e que deveria fazer parte do nosso cardápio.

SARDINHA

È rica em proteínas e possui minerais essenciais como magnésio, ferro e selênio, que tem ação anticancerígena. Esse tipo de peixe é rico em ômega 3 um tipo de gordura "boa" essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para redução da pressão arterial.
a sardinha não só contem omega 3 como fornece acido graxos em suas melhores variantes: o eicosapentaenóico, conhecido como EPA e o docosahexaenóico, o DHA.

As folhas do vegetal contém grandes  concentrações de substancias antioxidantes e anticancerígenas chamados de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substãncia química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.
O repolho roxo é rico em antocianinas o mesmo composto que faz a fama da uva e do vinho. O repolho branco tem mais ácido fólico, uma vitamina que ajuda a diminuir o risco do câncer. O selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável, aparece mais no repolho roxo. A dose diária para homens e mulheres é de 55 microgramas. O repolho branco tem mais potássio, um mineral que fortalece os músculos. a recomendação diária é de 2 mil miligramas por dia para ambos os sexos. O roxo tem o dobro de fósforo, essencial para os ossos. Homens e mulheres precisam de 700 miligramas diários.


FOLHA DE BETERRABA

É rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Bowdwn também afirma que a beterraba em si também é um dos mais alimentos mais ricos que existem. as folhas podem se comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre
.
AÇAÍ


O açaí é um alimento de base importante. a riqueza em LIPÍDIOS dá ao suco um valor energético duas vezes superior ao do leite.
Contém elevada quantidade de VITAMINA E, sendo portanto um antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres.
Tem grandes quantidades de fibras, o que favorece o trânsito intestinal.
Tem um teor considerável de proteínas.
Os teores de POTÁSSIO  e CÁLCIO são elevados, o que faz do açaí um alimento bastante completo. Contém ainda VITAMINA B1 e elevado  teor de pigmentos ANTOCIANINAS(cor roxa violeta) que são também antioxidantes.
O açaí tem 33 vezes mais antocianina  que a uva. Além de ser considerado  um dos alimentos mais ricos em ferro, o açaí  também é rico em fibras, sendo digestivo. Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do- Pará.


GOIABA

É rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grabdes quantidades de licopeno, o nmais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção tem do cãncer de próstata e  reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.
A goiaba  tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto  teor de vitamina C, importante no combate ás infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Possui também vitamina A, boa para a visão, conserva a saúde da pele e das mucosas e auxilia no crescimento e, vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda o músculo cardíaco.Contém também sais minerais como o Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos dentes e sangue.


CEREJA FRESCA

Tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural.Existem muitas variedades da fruta, todas contendo vitamina A, cálcio e fósforo. Ao natural as cerejas tem propriedades refrescantes, laxativas e diuréticas. É fonte de vitaminas A e C, é alcalinizante, remineralizante, combate á desinteria  e eficaz contra a arteriosclerose.

CHOCOLATE MEIO AMARGO

É rico em flavonóides que diminuem a pressão sanguínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo. O chocolate meio amargo aumenta os níveis de antioxidantes no sangue, capazes de proteger  o corpo de doenças cardíacas e até de câncer.

FRUTAS OLEAGINOSAS
São castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e omega 9. Na sua composição há um tipo de gordura saudável, as do tipo insaturados como ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados que são responsáveis pelo efeito benéfico desses alimentos como diminuição do LDL - colesterol (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL- colesterol (colesterol bom), prevenindo, assim doenças cardiovasculares.
O LDL colesterol aumentando no sangue provoca um aumento na  deposição  de placas de gordura nas artérias, impedindo a passagem do fluxo sanguíneo. O HDL colesterol tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado, por isso é conhecido como mal colesterol. 

CANELA

Ajuda a controlar o nível de açucar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios de especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.
Composição química: acetato de eugenol, ácido cinãmico, açucares, aldeído benzênico, aldeído cinãmico, aldeido cuminico, benzoato de benzil, cimeno, cineol, elegeno, eugenol, felandreno, furol, goma, linalol, metilacetona, mucilagem, oxalato de cálcio, pineno, resina, sacarose, tanino e valinina.
Partes usadas:óleo essencial  e casca desidratada.
Propriedades medicinais:  adrinstingente, afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.

  

SEMENTE DE ABÓBORA
È uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante, explica Bowden que estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue tem 40 % menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.
As sementes são mais terapêuticas se consumidas frescas ou cruas, com ou sem casca. Melhor ainda se deixadas de molho durante a noite e batidas num suco ou vitamina pela manhã. É rica em ácidos graxos monoinsaturados, o óleo contido na semente é comparável ao azeite de oliva. Estudos revelam que o consumo diário tem efeito redutor das taxas de colesterol e triglicérides. As vitaminas A, B1, B2 E, Niacina, Ácido fólico, os minerais magnésio, cobre, ferro, potássio, manganês e selenio.